Informações úteis sobre o patrimônio histórico de Antonina tombado pelo IPHAN em 2012

Uma das ações do Plano de Desenvolvimento Turístico de Antonina consiste em auxiliar no esclarecimento tanto da importância do tombamento quanto do que pode ou não ser feito com os bens tombados. Para tanto, o IAMUQUE está replicando abaixo um excelente material disponibilizado pelo IPHAN durante uma série de oficinas de esclarecimento realizadas na cidade entre os dias 20/03/18 e 05/04/18.

No documento O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL (clique aqui) é possível entender o que é Patrimônio Cultural e por que devemos preservá-lo. Nele, é explicado por que o centro histórico de Antonina foi selecionado e reconhecido (tombado) como Patrimônio Cultural Brasileiro em 2012, bem como o que o tombamento visa preservar, quais as áreas tombadas e de quem é a responsabilidade pela preservação.

Uma vez entendidos os motivos do tombamento e a responsabilidade pela preservação, o documento PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO IPHAN (clique aqui) explica o que é necessário saber antes de realizar obras (restauro, reforma, ampliação, manutenção, construção) dentro das áreas de tombamento, bem como os procedimentos necessários para cada tipo de obra.

Caso haja interesse em aprofundar o assunto, os documentos abaixo trazem uma boa complementação:


Leave a Reply

Your email address will not be published.


+ dois = 3