O Programa de Qualificação da Rede de Portais da GRMA (veja uma apresentação em PDF) conta com uma abordagem fundamentada em três pilares (adequação, qualificação e alinhamento) e que visa preparar a Rede de Portais para a retomada das atividades considerando as tendências de comportamento dos viajantes após o isolamento (“novo normal”), diferenciando seus estabelecimentos como uma opção transparente, segura e confiável.
Seu funcionamento consiste na aplicação de um questionário (veja o modelo em PDF), estruturado para cobrir as três frentes de engajamento, num total de 21 questões: adequação (4-obrigações legais / 9-boas práticas); qualificação (2-uso da tecnologia / 4-outros treinamentos); alinhamento interno (1-participação em produtos e serviços combinados / 1-participação nas discussões do grupo).
Cada questão tem uma pontuação associada, e a pontuação máxima é de 17 pontos.
Todos os estabelecimentos turísticos da Rede interessados são entrevistados, e a cada item não atendido o responsável é esclarecido sobre a importância do tema e eventuais consequências, bem como questionado se há interesse em atendê-lo. Nesse caso, receberá o apoio necessário.
Cada estabelecimento tem sua pontuação individual computada e comparada à pontuação máxima para cálculo do seu índice de aderência ao Programa, que pode se enquadrar como “inicial”, “básico”, “médio” e “alto”, indicando o desempenho do empreendedor na adequação legal do seu estabelecimento, na adoção de boas práticas, no domínio do uso da tecnologia para atividades básicas, no investimento do seu tempo e de seus funcionários em treinamentos, na articulação com seus parceiros da Rede para prover produtos e serviços combinados, e na sua participação nas reuniões da Rede de Portais.
O progresso de todos os planos é acompanhado e reportado mensalmente durante as reuniões da Rede de Portais (veja as atas das reuniões aqui).